Primavera a Nosso Favor
Como Aproveitar Esta Energia para Crescer e Florescer
Motivação para novo ciclo
Bem-vindas a este espaço de partilha, onde exploramos ensinamentos de yoga e práticas de autoconhecimento, que nos trazem equilíbrio e transformação emocional.
Ao longo dos últimos meses, partilhei convosco aqui no blog e nas minhas redes sociais Instagram e Facebook, como o Inverno nos ensina a abrandar o ritmo, abrindo espaço para o autoconhecimento através da introspecção.
Esse olhar atento sobre nós mesmas, que nos permite ir descobrindo quem realmente somos para lá das aparências.
Há medida que os dias começaram a crescer, explorei temas que nos permitiram compreender como confiar em nós mesmas, e, como nos libertarmos de crenças herdadas pela nossa linhagem feminina, por compreendermos que é escolha nossa aquilo que perpetuamos na nossa vida.
Esta semana, em que entramos na Primavera🌸, não poderia deixar de partilhar convosco como nos podemos inspirar nas características desta fase do ano, de forma a vivermos com mais harmonia a nossa natureza criativa e abundante.
Ao contrário do Inverno, que nos ensina sobre recolhimento e introspecção, a primavera fala-nos de conquista do novo e expansão de consciência.
A Energia da Primavera
Tal como acontece com as plantas, que florescem e crescem para alcançar a luz do sol, também nós podemos crescer conscientes dos passos a dar na conquista dos nossos sonhos.
A Primavera é o melhor momento para convidar o novo a chegar até nós, sejam novas ideias, novos projetos, novas versões de nós mesmas.
Por outras palavras, a Primavera traz a energia da renovação e do crescimento, convidando-nos a começar algo novo, e a acreditar que somos capazes de criar tudo o que desejamos.
Semelhanças entre a Primavera e a Infância
Estes tempos de florescimento, lembram-nos a pureza da infância.
As crianças, são a mais pura expressão de amor.
Elas não precisam aprender a amar-se a si mesmas — elas simplesmente são amor.
E é esse amor tão genuíno, pleno de espontaneidade, de alegria, de curiosidade e de conquistas, que sentimos na infância, que a Primavera nos traz ano após ano.
Tal como a Primavera, esta energia da infância reside em nós a vida toda, mas muitas vezes esquecemo-nos dela, e precisamos voltar a resgatá-la na vida adulta para viver de forma mais plena e abundante.
Características da infância:
- Espontaneidade: As crianças não hesitam em expressar o que sentem. São livres, não se preocupam com o que os outros vão pensar. Esse comportamento inspira-nos a agir com mais coragem para nos lançarmos em novos projetos, sem o medo de errar ou de ser julgada.
- Liberdade e Pureza: As crianças vivem com uma liberdade natural, sem o peso das expectativas externas. Resgatar essa pureza permite-nos viver de maneira mais verdadeira, sem as limitações e crenças que acumulamos ao longo da vida.
- Amor: As crianças são, simplesmente, amor. Amam sem condições, sem expectativas. Esse amor, na sua forma mais pura e genuína, é algo que podemos relembrar dentro de nós, permitindo-nos expressar a nossa verdadeira essência e viver com mais confiança e compaixão.
Como Aproveitar a Energia da Primavera?
Agora, que já entendemos o poder da primavera e a riqueza das qualidades da infância, como podemos usar essa energia a nosso favor?
- Começa novos hábitos: A primavera é o momento perfeito para introduzir algo novo na tua rotina. Experimenta acordar um pouco mais cedo para uma prática de yoga, ou meditação, ou quem sabe um diário da gratidão (artigo sobre rituais para os dias frios). Seja o que for, motiva-te (artigo sobre motivação) a iniciar uma nova atividade que desperte a tua curiosidade.
- Sê espontânea: Lembra-te da criança que age com confiança, sem medo de se expressar. Em vez de te deixares levar pela dúvida, dá aquele primeiro passo sem hesitar, mesmo que seja pequeno.
- Conecta-te com a natureza: A natureza é um poderoso espelho da nossa própria renovação. Passa tempo ao ar livre, observa as flores, as árvores, os animais. Permite-te sentir conectada com o ciclo da vida.
Algo que talvez não saibas sobre espontaneidade:
A criatividade floresce quando a mente se acalma e estamos totalmente presentes no momento.
Ao abraçar esse fluxo natural, podemos criar tudo o que desejamos, pois somos parte dessa energia criadora e infinita.
A primavera lembra-nos de que a nossa criatividade também pode desabrochar quando permitimos que a vida nos atravesse com leveza e harmonia.
Para usarmos as forças da primavera a nosso favor, precisamos arriscar e fazer algo que desejamos há tanto tempo, mas que ainda não tivemos a coragem por falta de compromisso ou confiança.
Se queres começar algo novo, mas sentes que não consegues dar esse passo, podes começar pelo programa de autoconhecimento que facilito, que foi criado para te trazer mais consciência de ti mesma, ajudando-te a criar versão de ti mesma que tanto desejas.
Agora, que já sabemos como usar a primavera a nosso favor, convido-vos a integrar a de renovação com uma prática de yoga e uma meditação de expansão de consciência.
Para a prática de Yoga:
Esta semana, convido-vos a mergulhar na Saudação ao Sol, uma sequência de posturas usadas frequentemente por várias linhas de yoga, incluindo a minha com raízes no Vinyasa Flow Yoga (sabe mais sobre mim).
Imaginemos que, a nossa luz interior é a nossa consciência, que nos permite ver, perceber e conectar com o melhor de nós mesmas.
Quais são os benefícios da Saudação ao Sol na Primavera?
A Saudação ao Sol é um ritual de renovação, uma forma de nos conectarmos com a nossa luz interior e com a energia expansiva da primavera.
Postura da Montanha (Tadasana)
Posição inicial: Começamos em pé com os pés juntos, alinhados com as ancas. Alinha os ombros, coluna e cabeça, mantendo o peito aberto. Inspira profundamente, sentindo-te firme e estável no chão.
Postura das Mãos Juntas (Urdhva Hastasana)
Movimento: Ao inspirar, leva os braços para cima e alonga o corpo para o céu. Levanta o peito e olha para as mãos. Continua a inspiração enquanto alongas as costas e te sentes crescer integralmente.
Postura da Flexão para Frente (Uttanasana)
Movimento: Ao expirar, inclina o tronco para a frente e para baixo, com as pernas esticadas ou ligeiramente dobradas, até que as mãos toquem o chão ou fiquem próximas dos pés. O objetivo é alongar a parte de trás das pernas e as costas.
Postura da Prancha (Phalakasana)
Movimento: Ao inspirar, dá um passo para trás com ambos os pés até que o corpo forme uma linha reta da cabeça aos calcanhares, como uma prancha.
Postura do bastão (Chaturanga Dandasana)
Movimento: Ao expirar, baixa os joelhos, o peito e o queixo para o chão, mantendo as ancas elevadas. As mãos permanecem no chão, alinhadas com os ombros. Na próxima inspiração baixa todo o corpo ao chão.
Postura do Cachorro a Olhar para Cima (Adho Mukha Svanasana)
Movimento: Inspira, desliza o corpo para a frente e para cima, apoiando-te nas palmas das mãos. Levanta o peito e os ombros do chão, empurrando a barriga contra o chão, mantem os músculos das costas ativados. Olha para a frente ou levemente para cima.
Postura do Cachorro a Olhar para Baixo (Adho Mukha Svanasana)
Movimento: Ao expirar, volta a passar pela postura da prancha. Respira e na próxima expiração, dobra as pernas e leva as ancas para cima e para trás, formando com o teu corpo, a letra "V" invertida. Mantem os pés e mãos bem firmes no chão.
Postura da Flexão para Frente (Uttanasana)
Movimento: Ao inspirar, dá um passo para a frente com ambos os pés até que você voltes à posição de flexão para frente. Tenta manter os pés juntos ou ligeiramente afastados à largura das ancas, com a cabeça em direção aos joelhos.
Postura das Mãos Juntas (Urdhva Hastasana)
Movimento: Ao inspirar, levanta o tronco e os braços para cima novamente, alongando o corpo para o céu.
Postura da Montanha (Tadasana)
Movimento: Ao expirar, leva os braços de volta à posição inicial de Tadasana, com as mãos ao longo do corpo.
Postura Final (Namaskar)
Movimento: De pé, com os pés juntos ou ligeiramente afastados à largura das ancas, une as palmas das mãos em frente ao coração no mudra da oração (Anjali Mudra), sente o equilíbrio, agradece ao teu corpo tudo o que te permitiu sentir. Respira profundamente, no mínimo 3 vezes, e fica em silêncio por mais alguns instantes.
Benefícios Físicos e Emocionais:
- Físicos: A Saudação ao Sol tonifica o corpo, melhora a flexibilidade, fortalece o core e alonga os músculos de forma equilibrada. Melhora a postura, a circulação e a respiração.
- Emocionais: A prática ajuda a nos sentirmos energizadas e focadas. Ajuda-nos a ver novas possibilidades em nós mesmas.
Para a prática de Meditação
Para além da prática de yoga sugerida anteriormente - Saudação ao Sol - que pode ser feita na natureza, recomendo que comecemos o quanto antes a fazer passeios ao ar livre, para maior conexão com a energia da primavera.
Passos para a meditação ao ar livre:
- Encontra um local tranquilo na natureza, à tua escolha.
- Senta-te de forma confortável, com a coluna direita.
- Fecha os olhos e respira profundamente.
- Visualiza na tua frente a tua flor preferida, cor, cheiro, textura
- Agora imagina que é essa flor, e que este é o momento de florir, de abrires as tuas pétalas mostrando toda a tua beleza ao sol.
- Absorve a sua energia revitalizante.
- Respira profundamente, imagina que a cada inspiração te abres um pouco mais para novas possibilidades. Sente quais são essas possibilidades.
- Sente que o teu corpo se liberta, se alonga, se expande. Sente-te mais leve e confiante.
Benefícios:
Esta prática promove uma sensação de pertença e renovação, e amplia a consciência para novas possibilidades.
Como vimos ao longo deste artigo, a primavera é na verdade um maravilhoso convite a florescer, a iniciar novos ciclos e a nos reconectar mos com a energia pura e amorosa da infância.
Para a semana, iremos aprofundar o tema da nossa infância, iremos entrar em contacto com essa fase da nossa vida e relembrar quem já fomos.
Mas, por agora, convido-te a seguir esse caminho de transformação e renovação pessoal que tanto desejas com as práticas sugeridas, de yoga e meditação, para que possas despertar em consciência para os primeiros passos deste novo ciclo de ti mesma.
Espero que este artigo te motive a florescer, e a ter a coragem de criar a tua melhor versão!
Se assim for, partilha-o com outras mulheres.
Com Amor
Su