Vida no Campo e Saúde Integral
Olá, sejam bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho convosco ferramentas para uma vida cíclica naturalmente saudável. 🌸
Esta semana, continuamos com o tema da saúde, juntando a força das plantas a uma saúde integral através da vida no campo.
Como muitas de vocês sabem, estamos (eu e o Fred) a criar um paraíso num vale alentejano dentro da filosofia da permacultura e das práticas das florestas comestíveis auto sustentáveis.
Com a chegada do chalet, que estamos a construir em plena Primavera, tenho passado cada vez mais tempo no vale, e é de coração cheio que avanço dia após dia numa entrega cheia de presença e plenitude para o que de facto é a vida no campo. 💚
Dia após dia, semeio, planto e colho os frutos de um vale, que se molda aos nossos sonhos, numa natureza plena de saúde e integralidade.
Como a foto vos mostra, este é um lugar bem selvagem, mas onde todos os elementos se conectam para que o alimento abunde, para que a flora e fauna se manifeste em equilíbrio.
Na forma como vejo saúde, inspiro me cada vez mais nos ensinamentos que o vale me oferece dia após dia!
Viver no campo, viver da terra significa observar os seus elementos intrínsecos e extrínsecos, e na Natureza, tudo tem o seu próprio ritmo, por exemplo no reino vegetal (tema do último artigo ) as sementes, as folhas, os troncos, as flores, os frutos, tudo cresce a seu tempo, não há outra hora para se manifestarem que a presente!
Ninguém neste reino mágico das plantas se questiona se estão a crescer demasiado rápido ou demasiado devagar, ninguém pergunta o que vai comer e a que horas vai dormir, porque tudo está em perfeita relação com o todo.
É a sinergia entre o todo, que permite que cada planta vigore, é a força da água que irriga a terra coberta de folhas, a sombra das árvores, os ninhos dos pássaros, a passagem dos lagartos, das salamandras, das rãs, que permite que tudo se manifeste em abundância.
Viver no campo, acrescentando ao que já existe, elementos que se conectam de forma coerente, permitindo que o todo se revele em pleno equilíbrio é viver de forma integralmente saudável.
Esperar por cada época para semear o que é natural a terra criar é respeitar os ritmos da vida.
Estamos tão habituadas a comer tudo, todo o ano, que não fazemos ideia do que é típico de cada estação.
Comer alimentos frescos e integrais é contribuir para a nossa saúde de forma naturalmente saudável.
Se ao longo do Inverno a comida quente e mais composta nos nutre, com a chegada do calor, comida mais leve à temperatura ambiente nutre o corpo com sabedoria.
Na semana passada deixei vos 12 plantas que todas devíamos ter em casa na nossa farmácia natural.
Esta semana relembro vos alguns alimentos típicos desta época do ano que contribuem para um estado de saúde integral.
São eles as alfaces, as rúculas, as cebolas, as acelgas, os espinafres, as beldroegas e os agriões.
Desafio-vos, a pesquisarem sobre as propriedades medicinais destes alimentos, e a escolherem em consciência a melhor forma dos os usar.
Espero que este artigo vos inspire a comer localmente e sazonalmente para bem da vossa saúde integral.
Amor e Gratidão
Su 💗