Rituais de Passagem Ciclos da Mulher

Celebrar Ciclos e Fases
Esta semana, mergulho profundamente num tema que amo nos Ciclos da Mulher: os Rituais de Passagem.
Nos meus trabalhos com os ciclos femininos, esses rituais têm o poder de valorizar e honrar cada fase da vida, desde o nascimento até a morte.
São cerimónias que resignificam valores, potencializando o nosso caminho, em paz e amor ❤
A expressão "Ritual de Passagem" vem do francês "Rites de Passage", definindo cerimônias que marcam transições para novas fases da vida, em total celebração!
Estes rituais, são mergulhos no fluxo de energia que move a vida e as suas transições, curando feridas gravadas no nosso inconsciente coletivo.
Lembra-nos das Sacerdotisas, Profetisas, Curandeiras e Parteiras que somos.
Os Ciclos da Mulher vão muito além da menstruação.
O nosso corpo energético é regido pelas fases da lua, e nosso corpo emocional é representado por arquétipos específicos:

Guerreira: Representa a menina inocente que se torna mulher, movendo-se em prazer.
Mãe: Auge da expansão, movendo-se em amor, compartilhando união e compaixão.
Feiticeira: Mulher intuitiva, que se guia pela vida em fé e confiança, movendo-se na visão.
Anciã: Representa a mulher sábia, que se nutre da potência da vida, movendo-se no desapego.

No Inverno da Terra, fase do ano em que acabámos de entrar, celebramos a Anciã 👵.
Representa a Menstruação no corpo da Mulher, e a Menopausa como último ciclo da nossa vida fértil.
A Menopausa fisicamente, assinala o fim das alterações hormonais, físicas, psíquicas e emocionais pelas quais a Mulher passa ao longo da sua vida.
No entanto, o medo de envelhecer, de deixar de ser bela e jovem, leva muitas Mulheres a passar por momentos de total desconforto e rejeição desta chegada da face Anciã da vida.
Culturalmente a nossa sociedade, passou a fazer com que as Mulheres sintam que perderam os seus encantos, que perderam os seus poderes, publicitando cada vez mais um rejuvenescimento artificial que leva a uma total desconexão das potencias desta fase da vida.
Antigamente, as anciãs desfrutavam de privilégios e posições de destaque, detendo o poder e a responsabilidade das decisões nos conselhos da comunidade, sendo uma mais-valia para toda a comunidade.
Esta fase da Mulher transformava-a na Conselheiras Sábias 🧙♀️ pela sua experiência da Vida, passava a ser a guardiã das tradições, uma espécie de intermediária entre a comunidade e os espíritos ancestrais, com mestria na cura.
Celebrar um Ritual de Passagem com a aproximação da menopausa, é preparar esta mulher num espaço seguro e sagrado onde ela se pode sentir acolhida e honrada pela sua história única, onde ela pode sentir-se vista pela coragem demonstrada ao longo da vida, onde pode abraçar em total gratidão e amor todas as Mulheres, que foi nas suas diferentes Faces, para que hoje seja a Sábia da Vida.
Se estás a adentrar esta face da vida, e te sentes perdida, em desequilíbrio hormonal, emocional e energético, se sentes que precisas de um momento sagrado de pacificação da tua história, não deixes de entrar em contacto comigo, para criarmos um programa de acolhimento desta fase, seja a nível físico, emocional ou espiritual, onde será incluído o teu ritual de passagem.
Se ainda não estás nesta fase da vida, partilha este artigo com as mulheres nos teus circulos que possam beneficiar destes ensinamentos.
Não deixes de fazer o ritual que te propus para celebrar a passagem de 2023 a 2024, com a medicina da camomila 🌼.
Amor e gratidão,
Su