Pranayama A Arte da Respiração Consciente

Olá minhas queridas! Este artigo será uma série de 3 publicações de práticas de respiração conscientes, a que chamamos Pranayamas, na filosofia de vida que nos traz o yoga.
A respiração é o que nos mantém em vida, se pararmos de respirar deixamos a vida tal qual a conhecemos.
A filosofia oriental dá muita importância à arte de respiração conscientemente, pois tem como crença primária o nascermos com o número de respirações contadas, até ao dia da nossa morte.
Esta noção traz nos uma verdade incontestável, se já temos o número de respirações contadas para a vida que trouxemos a esta encarnação, então quanto mais conscientes estivermos da forma como respiramos, mais chances temos de prolongar o nosso tempo de vida na Terra.
Basta pensarmos que se estivermos stressadas ou ansiosas, a nossa respiração acelera, fazendo com que o nosso tempo de estadia aqui, seja mais curto.
Se, por outro lado, controlamos conscientemente a nossa respiração e desacelerarmos a nossa mente, a nossa respiração também se torna mais longa, prolongando o nosso tempo de vida.
Faz sentido, não faz?
Falemos agora da primeira prática de Pranayama, que uso frequentemente nas minhas aulas de Yoga Moon Cycles.
Nadi Shodan, traduz do sânscrito como técnica da respiração das narinas alternadas.
nadi = canal de energia sutil
shodan = limpeza, purificação
Esta é uma respiração alternada feita pelas narinas, em que o ar passa pelos nossos nadis (canais energéticos), limpando os canais de energia bloqueados no corpo, permitindo acalmar a mente.
Benefícios da Respiração das Narinas Alternadas:
Acalma a mente,
Reduz a ansiedade,
Traz te ao momento presente
Melhora a circulação sanguínea
Aumenta a capacidade respiratória.
Harmoniza o hemisfério esquerdo e direito do cérebro, (relacionados com a lógica e emoções da nossa personalidade)
Purifica os nadis, os canais de energia sutil, garantindo o fluxo de energia vital, no corpo.
Mantém a temperatura do corpo.
Após te ter trazido os benefícios, gostava de te deixar, os 5 passos práticos, para fazeres este PRANAYAMA em qualquer momento que sintas necessidade de reduzir a ansiedade ou acalmar um estado de stress.
Começa por fechar os olhos, e traz um sorriso ao teu rosto, agora sim podes começar.
- Senta-te confortavelmente, coluna direita e os ombros relaxados.
- Coloca a tua mão esquerda no seu joelho esquerdo, palma aberta em direção ao céu
- Coloca a ponta dos dedos indicador e dedo do meio, da mão direita, no meio das sobrancelhas, os dedos anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Os dedos anelar e mínimo serão usados para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita, alternadamente.
- Fecha a narina direita com o polegar, e expira gentilmente pela narina esquerda.
- Inspira pela narina esquerda, e pressiona gentilmente essa narina com os dedos anelar e mínimo. Remova o polegar direito da narina direita, e expire pela direita. Inspire pela narina direita e expire pela esquerda.
Assim, fica completa uma volta de Nadi Shodhan pranayama.
Ao terminares 9 voltas, regressa a uma respiração normal e se sentires este é o momento ideal para entrares em estado meditativo.
Existem uma série de publicações aqui no blog sobre as vantagens da meditação, se tiveres interesse em aprofundar o tema.
Espero que fiques inspirada a trazer à tua vida práticas simples e conscientes de bem estar e saúde.
Com Amor e Gratidão
Su