Práticas da Ginecologia Natural
Olá meus amores, bem vindas de volta a esta leitura semanal, sobre o empoderamento de uma vida mais íntegra e organicamente saudável, através dos ciclos que nos regem.
Esta semana, continuamos com o tema da saúde através das práticas da ginecologia natural.
Fazendo seguimento ao artigo da semana passada, gostava de referir que, para as práticas de auto-conhecimento e auto-observação, a ginecologia natural atua através do uso da mandala lunar , e da meditação.
Se ainda não conheces estas ferramentas, recomendo vivamente que leias os artigos em que explico os seus usos e benefícios.
Bem diferente do uso de apps, no telemóvel, a mandala lunar é escrita, diariamente por nós, o que nos enquadra enquanto seres Holísticos que somos, descrevendo para cada dia, cada fase dos nossos ciclos, como nos sentimos física, emocional e energeticamente.
A meditação permite que possamos escutar o que nos passa na alma, como observadoras de nós mesmas, e não como prisioneiras do nosso ego e corpo somático.
A disciplina e motivação, na aplicação da mandala lunar nas nossas vidas, como ferramenta de auto-conhecimento e auto-observação, permite-nos descobrir quem somos através de padrões que encontramos ao longo do tempo.
Descobrir estes padrões permite-nos chegar à auto-cura.
Neste artigo, iremos abordar 2 das práticas terapêuticas holísticas e integrativas, da Ginecologia Natural, que uso frequentemente em mim mesma, e nas mulheres que me procuram.
1. Hidroterapia
2. Geoterapia
Hidroterapia
Hidroterapia vem do grego, em que hydro significa água, e therapeia significa cura.
Assim sendo, definimos hidroterapia como a cura pela água.
A água, é um meio natural de cura,que atua em nós de acordo com a vibração do nosso Ser.
Um pouco de história:
Antes de 2400 a.C., já se construíam instalações higiênicas na cultura Proto India; os Egípcios, Assírios e Muçulmanos usavam águas curativas.
Em 1500 a.C., a água é usada para combater a febre, pelos povos Hindus.
Já as civilizações Japonesas e Chinesas, traziam o respeito pela água corrente dos rios, e a adoração aos banhos de imersão.
Já os Gregos reconheciam 4 elementos: água, fogo, terra e ar.
Nos Cantos Homéricos (1000 a.C.) fala-se de ritos de Purificação com água que precediam a entrada no templo de Asclépio, o deus grego da medicina.
Pitágoras (530 a.C.) recomendava a seus discípulos os banhos frios juntamente com algumas ervas medicinais, e Hipócrates (460-377 a.C.) destacava o uso da Hidroterapia na desintoxicação do organismo.
De salientar que os vapores, compressas húmidas, tão utilizados na Ginecologia Natural, já eram utilizados por Hipócrates.
Na Antiga Macedónia, as Mulheres banhavam-se com água fria, após o parto, como forma de prevenir as hemorragias pós-parto.
Os Romanos trazem-nos as Águas Termais, criando locais destinados a banhos públicos. Estes banhos tinham diversas finalidades, entre as quais: higiene corporal e terapia pelas propriedades medicinais da água.
Após o Império Romano, o uso destes balneários públicos passou a ser proibido ao uso pagão.
Só, na Idade Média, é que a sociedade voltou novamente a estudar e usar as propriedades terapêuticas da água. Passámos a conhecer os benefícios das águas sulfúricas no tratamento de doenças de pele, e as vantagens da água rica em Bromo e Iodo para o tratamento da infertilidade feminina.
Recentemente, os estudos do Japonês Massaru Emoto, mostram que as moléculas de água mudam de estrutura consoante a energia vibracional que as rodeia, que as nossas emoções influem com as suas propriedades de cura, que ao colocarmos intenções claras nas nossas terapias com o elemento água, estamos a potenciar a sua medicina no nosso corpo físico, emocional e energético.
O uso da Hidroterapia tem efeitos tónicos, desintoxicantes, anti-inflamatórios, relaxantes e imuno-estimulantes.
A nível físico, a água atua diretamente no sistema nervoso, passando pelo aparelho circulatório, regulando o calor corporal.
Usos terapêuticos 💧
- Diferentes temperaturas: quente, fria, neutra, ou mesmo a alternância de temperaturas.
A aplicação de água quente tem um efeito relaxante, antiespasmódica e desintoxicante (duração de 10 a 20 minutos, quanto mais quente menor o tempo de duração da aplicação);
A água neutra tem um efeito calmante (muito usada quando não se suportam as temperaturas extremas);
A água fria é tónica e anti-inflamatória (duração de 10 minutos; quanto mais fria menor o tempo da aplicação);
As temperaturas alternadas ou de contraste reduzem a inflamação e o inchaço, diminuem a dor e estimulam a circulação (aplicações de água quente durante 2 a 3 minutos, seguida de água fria durante 20 a 60 segundos, repetindo esta sequência 5 x; quanto maior o contraste de temperaturas menor a duração de cada aplicação).
- Diferentes pressões: jatos ou duches,
- Com outros elementos: plantas medicinais, óleos essenciais, cristais, florais, sais, etc.
Para as Práticas da Ginecologia Natural, a cura pela água aplica-se em banhos, compressas ou vaporizações, de que irei falar no próximo artigo do blog. Geoterapia
A Geoterapia consiste no uso de elementos da terra para fins terapêuticos, como por exemplo: as aplicações de argila, as massagens com pedras ou os banhos de lama.
Desde tempos remotos que se conhecem as aplicações da terra como Medicina Natural.
Um pouco de história:
Os Egípcios usavam a terra para envolver as suas múmias, dada a sua acção purificadora.
Muito mais tarde o Padre Kneipp descreve-nos as virtudes dos tratamentos de argila e vinagre natural para emplastros e cataplasmas.
Os regimentos franceses, durante a II Guerra Mundial, juntavam mostarda à argila para curar a disenteria.
A verdade é que, os povos que vivem em contacto com a Natureza sempre usaram a magia contida na terra, nas suas práticas de cura.
Hoje é sabido que certas terras da Sumatra servem de cura contra as diarreias graves, enquanto outras servem de cura purgativa.
Nas Filipinas a terra das termiteiras é um remédio infalível para todas a infeções intestinais.
No Sudão as terras combatem a sífilis.
No México, Índias e América do Sul, era prática comum amassarem bolinhos de argila, que secavam e coziam, para comer mais tarde.
"A Terra donde Vimos, aonde Voltaremos
A Terra donde vem tudo o que vive, aonde volta tudo o que morre
A Terra que recebe a Morte, Dá a Vida"
A Argila é a matéria mais utilizada na Geoterapia, por se acreditar ser uma substância viva provida de inteligência universal.
A argila é um material poroso rico em minerais, o que lhe confere propriedades refrescantes, anti-inflamatórias, descongestionantes, purificantes, desinfetantes, cicatrizantes, absorventes e calmantes.
A argila absorve as impurezas e as substâncias tóxicas; e tem um poder adsorvente incrível, sendo capaz de fixar qualquer substância em suspensão num líquido. Outra curiosidade, a argila vai aonde está o mal, ou seja, quando usamos internamente a argila, seja via oral, anal ou vaginal, esta dirige-se e fixa-se ao centro em desequilíbrio, durante 2 a 3 dias, para mais tarde expurgar a toxicidade necessária, seja em pus, sangue ou excreções.
A argila age com discernimento,
ao mesmo tempo que evita a proliferação dos micróbios ou bactérias patogénicas, favorece a reconstituição das células de forma Sã.
É muito importante a pureza das argilas que usamos, devemos sempre adquiri-las em espaços credenciados como ervanárias, dietéticas, farmácias ou parafarmácias.
Existem argilas só para uso tópico e argilas alimentares.
Sugiro que utilizem argilas da vossa região, por várias razões de sustentabilidade ambiental, mas também porque acredito que a reconexão ao "misticismo" da Terra onde enraizamos, será maior nas nossas curas.
Cada parcela de Argila transporta energia oferecendo reservas de força vital.
Esta acção radiante, contribui para a libertação de energia latente.
Temos em nós extraordinárias fontes energéticas que a argila pode Despertar.
Na próxima semana irei terminar as apresentações à Ginecologia Natural com as soluções e aplicações da Hidroterapia, Geoterapia associada à Fitoterapia.
Espero que este conteúdo te entusiasme a tratares da tua saúde de forma natural e equilibrada.
Amor e Gratidão
Su 🌸