O que é Yoga Dance
Prática Terapêutica
Esta semana falamos de uma das práticas, de autoconhecimento e expansão de consciência, que mais me apaixonam, o Yoga Dance.
Como para muitas de vós, esta é uma prática pouco conhecida, esta semana explico o que é e quais os seus imensos benefícios, para os Ciclos da Mulher.
Primeiro, preciso de vos dizer, que o Yoga Dance, tal qual o conheço e facilito, foi criado pela maravilhosa Fernanda Cunha, após inúmeros estudos de diferentes linhagens do yoga incluindo a tradição védica e tântrica.
O Yoga Dance, não é somente uma modalidade de Yoga, é bem mais o uso da dança através da visão do Yoga, ou seja, uma integração dos princípios do Yoga através da vibração do som e da liberdade de movimentos.
Esta prática terapêutica baseia-se na mitologia indiana, e na visão da dança como um instrumento de auto cura, através da conexão, libertação e expressão da alma.
Através da criação, de uma onda musical que atravessa cada um dos nossos 7 chacras, o Yoga Dance, é uma dança livre que se pode inspirar em posturas de Yoga, promovendo alinhamento energético, através da conexão profunda do nosso ser físico, emocional e energético.
A liberdade de movimentos, criada numa prática de Yoga Dance, expressa as necessidades guardadas na nossa mente inconsciente, necessidades que precisam de ser olhadas e sentidas, para que possam ser resignificadas e aconteça a cura da nossa alma.
Numa prática de Yoga Dance, todos os gestos são criados instintivamente, tornando cada movimento como uma expressão sagrada do nosso ser.
O Yoga Dance, mostra-nos que quando dançamos para nós mesmos, dançamos a nossa dança interna, dançamos as oscilações emocionais que nos habitam.
Dançamos a verdade em nós tal qual ela se quer manifestar, dançamos luz, sombra, alegria, tristeza, amor, raiva, enfim dançamos tudo o que existe em nós, permitindo soltar o estado de medo e ansiedade, em que vivemos permanentemente.
A prática de Yoga Dance, feita ao som de uma onda musical criada com o propósito de libertar determinados temas da nossa vida, cria espaço para a tão desejada espontaneidade, que tínhamos em crianças.
A espontaneidade, como vos tenho falado inúmeras vezes está naturalmente associada à energia sexual, ou seja, ao poder de criação.
O Yoga Dance, combina movimento, respiração, alinhamento energético do nosso sistema de chakras, numa dança livre, onde cada um é o seu próprio coreógrafo, permitindo que o corpo seja um instrumento de manifestação das necessidades da alma.
Uma prática intensa, de uma profundidade inexplicável, só experimentando é que conseguimos descrever o que nos é trazido com esta ferramenta única de amor-próprio, auto-conhecimento e auto-cura.
A dança que dançamos, guiadas numa meditação ativa, para libertar traumas e crenças limitantes, aumenta o amor por nós mesmas, aumenta o conhecimento de quem somos, permitindo nos olhar para a vida através de uma consciência desperta e sagrada, de que somos perfeitas tal qual somos, e que tudo o que queremos alcançar depende das escolhas que fazemos ao longo do nosso tempo de vida.
A grande diferença entre Dança e Yoga Dance, é que quando dançamos sem propósito, apenas movemos o nosso corpo ao nosso belo prazer, mas sem o despertar, do Yoga Dance, provocado pela onda musical criada ao som da meditação guiada, com propósito de expressão e libertação da alma, através da profunda consciência e aceitação, dos movimentos que nascem das mais profundas das nossas verdades de cura.

A prática de Yoga Dance, é uma compreensão holística, integrativa e terapêutica, que inclui os aspetos físicos, emocionais, e espirituais do Ser que habitamos.
Ao praticar Yoga Dance, existem 3 questões, que devemos nos colocar, para facilitar o nosso processo de desenvolvimento pessoal:
1. Quando danço, Estou consciente da sacralidade dos seus movimentos?
2. Quando danço, Estou confortável sendo eu mesma, a cada momento?
3. Quando danço, Estou presente no meu corpo?
Como vos falava acima, a prática de Yoga Dance é ainda um alinhamento energético, do nosso sistema de chacras.
As músicas, da onda musical que é criada, tem o propósito de fazer vibrar cada um dos nossos chacras, expandindo e alinhando-os um a um, permitindo a eliminação das tensões, e desequilíbrios emocionais e energéticos que nos impedem de viver a a pura expressão de amor, de que todas somos feitas.
A prática de Yoga Dance, pode durar 1 hora, 1 dia ou vários dias, depende da intenção de quem está a facilitar.
Começamos sempre pelos primeiros chakras com músicas mais calmas, criando gradualmente consciência e presença na prática, tal qual uma aula de yoga.
À medida que passamos para os outros chakras, a energia aumenta e o ritmo das músicas também.
Cada chacra tem a sua própria vibração, e à medida que vamos subindo no nosso sistema de chacras, vamos passando para sons mais fortes e vibrantes, o que traz fisicamente, emocionalmente e energeticamente mais movimento e expressão.
Na última etapa, alcançamos os chacras superiores, e começamos a descer novamente o ritmo, é o momento em que nos conectamos com a nossa energia subtil e com o nosso "eu" interior, os ritmos voltam a ser mais calmos possibilitando a consciência de nós mesmas.
Esta é uma prática, de meditação ativa em movimento.
Cada prática, é única e representa uma viagem de auto expressão, auto libertação, autoexploração e autocriação, onde temos a oportunidade de ser em consciência os nossos próprios movimentos, e nos deixar fluir nos movimentos que surgem a cada momento de forma livre e natural.
Por ultimo, deixo-vos os BENEFÍCIOS DO YOGA DANCE:
- Despertar a tua dança interna;
- Conectar com a tua verdade;
- Permitir a tua criança interna de ser espontânea;
- Proporcionar consciência do corpo que habitas;
- Aumentar o fluxo de energia, flexibilidade, tônus muscular e saúde cardiovascular;
- Alinhar o sistema dos chakras, desbloqueando e expandindo a tua energia;
- Explorar a tua sensualidade e liberdade de expressão feminina;
- Aumentar a auto-confiança e amor-próprio
- Relaxar e rejuvenescer
- Aumentar o poder interno, aceitando a dança da vida;
- Descobrir o teu potencial criativo;
- Ganhar consciência da beleza da tua essência de mulher;
- Libertar a critica e julgamento de nós mesmas
- Abrir caminhos rumo a uma experiência de autoconhecimento e auto-cura.
Espero que este texto te incite a vires praticar comigo, esta ferramenta única de alinhamento e cura energética.
Em breve irei lançar ao mundo, a surpresa que vos ando a preparar. ❤
Fica atenta!
Amor e Gratidão
Su