O Equilíbrio dos Ciclos Femininos
Da Introspeção à Expansão
Esta semana, trago vos o tema do meu trabalho com Mulheres, o equilíbrio dos nossos ciclos, na vida.
Para isso, preciso de uma breve introdução, para que saibamos o porquê deste tema ser tão importante para a nossa saúde e bem estar.
Nós mulheres, somos de natureza cíclica, com uma forte predominância de energia feminina, tal como a Terra, tal como a Lua.
E o que é que isto quer dizer?
Quer dizer que tal como tudo o que existe no universo, somos habitadas por forças totalmente opostas que se complementam, com pausas pelo meio.
Vou dar-vos o exemplo da respiração.
Ao fazermos um ciclo de respiração completa, passamos pela inspiração e pela expiração, entre cada inspiração e expiração existe uma pausa subtil, que nos proporciona a passagem para o novo momento do ciclo respiratório.
É exatamente nesse momento de pausa subtil, que a Terra se encontra, a passagem do Inverno para a Primavera, a passagem do fim da energia feminina para o início da energia masculina.
O mesmo acontece no nosso corpo físico, emocional e energético, a cada vez que adentramos a menstruação, para dar lugar a uma nova fase pré-ovulatória. Esta ciclicidade prepara-nos para a vivencia cíclica que é a nossa vida ao longo do tempo.
A cada menstruação passamos pela morte dos folículos que não foram fecundados, sempre que não engravidamos, para os libertar do nosso corpo dando espaço a um novo ciclo de maturação, eclosão, destruição e libertação.
Saber que cada ciclo menstrual que vivemos é a potencia evolutiva, que nos prepara para as várias faces que iremos vivenciar na nossa vida, é a base para uma vida saudável num corpo de mulher.
Sem este conhecimento seguimos em piloto automático, sem compreender porque é que os nossos ciclos menstruais nos deixam completamente derreadas, sem compreender o que nos propusemos a Ser nesta vida.
A chegada da primavera traz consigo características únicas, contrárias e complementares, à chegada do Outono, certo?
Então torna-se simples compreender que a chegada da Face Guerreira, com a pré-ovulação traz emocionalmente potencias e dores únicas, também elas únicas, contrárias, mas complementares à chegada da face feiticeira, que chega a cada fase pré-menstrual.
Passemos então, à compreensão das potências e distorções, que o momento atual do ciclo da Terra, nos pode trazer.
Como referi anteriormente, com a chegada de Março, chega também a beleza incomparável da Primavera, com a sua energia masculina em acção, onde os nossos sentidos renascem, para o desejo e prazer de viver a vida dos nossos sonhos.
Na natureza tudo renasce, a fertilidade acorda os nossos sentidos, para um mundo diverso de cheiros, sons, cores tudo fica cheio de vida.🌸
Para mim, é neste momento que tudo se alinha em potencia, para que possamos planear a expansão da nossa luz no mundo, ou seja, é chegada a hora de sairmos do casulo, largar o que precisamos largar, para darmos o salto de fé de conquistarmos passo a passo quem queremos ser nos próximos tempos.
Nesta fase da Terra somos inspiradas pela força da acção da energia masculina, que sustenta as nossas conquistas em prazer por estarmos vivas e sermos quem somos!
Cada uma de nós, tem um lugar único no mundo, e embora a força da comparação e da competição ainda seja uma constante entre mulheres, precisamos relembrar que somos feitas de energia de união, quando nos permitimos relembrar a potencia que nos habita no feminino de que somos feitas.
O mundo será um lugar completamente diferente, quando ocuparmos o nosso lugar, sem competição, inspiradas na nossa verdade e sabedoria interior.
Existe neste mundo lugar para todas, senão não estaríamos cá, precisamos de olhar para as razões que nos fazem ter medo de não sermos suficientes, e com isso compararmo-nos desesperadamente ou competirmos desmesuradamente.
Nada nem ninguém ocupará o nosso lugar, cada uma de nós tem um lugar único a ocupar, que poderá influenciar o próximo a ocupar igualmente o seu lugar.
Olhemos o céu e vejamos quando ele é mais belo, quando as nuvens cobrem as estrelas, ou quando as estrelas brilham intensamente e iluminam as que estão em seu redor?
Somos estrelas, trazemos em nós um brilho único que precisa ser revelado. ✨
A individualidade que possuímos, é o que nos permite pensar, sentir e agir de forma única no mundo, potencializando a diversidade maravilhosa que a vida nos proporciona.
Com este conhecimento, como base, estamos prontas para usar este momento único de passagem da introspeção à expansão da terra, onde reside a subtileza do vazio entre o fim do inverno e o início da primavera, para nos inspirarmos em tudo o que tivemos a possibilidade de sentir que precisamos mudar, e avançarmos passo a passo, para a versão de nós mesmas que nos faz vibrar, criando de forma carismática a vida que sonhamos!
Como sabem, uso na minha vida e no meu trabalho, a importância dos rituais de passagem,, por isso vos deixo uma proposta de ritual, para que possam sentir a força deste momento, e assim abrirmos as portas há potencia que nos habita nesta nova primavera da vida.

Na próxima lua nova, dia 10 de Março, na força de um novo ciclo de morte e renascimento, prepara um espaço tranquilo onde possas estar contigo mesma algum tempo.
Vais precisar de:
- 1 vela branca ou dourada,
- 1 incenso ou óleo essencial ( a teu gosto),
- 1 copo com água,
- 1 flor (a teu gosto),
- 1 folha A4 branca (vazia),
- lápis de cor.
Coloca uma playlist, com cerca de 15 minutos, que te façam dançar intensamente, que te façam suar, que te façam vibrar de prazer e desejo desta nova fase que irás adentrar.
Quando a tua playlist terminar, deita-te no chão em Savasana, costas no chão, pernas abertas um pouco mais largas que a largura das tuas ancas, coloca as tuas mãos no coração e permite te sentir a vida em ti.
Respira profundamente, sugiro-te 12 ciclos de Respiração Uniforme (link, Sama Vritti Pranayama "respiração uniforme" :: Ciclos de Mulher (suzana-morais.pt)), para que sintas quem és na tua essência e total potencia de vida.
Agora senta-te e deixa a tua imaginação desenhar a mulher que está pronta a renascer nestes novos tempos de expansão. Pensa em tudo o que mais desejas para ti, e desenha cada pormenor, sem critica ou perfeccionismo, deixa que a criança que te habita possa expressar a sua ingenuidade e espontaneidade.
Guarda este desenho num local que possas ver, dia após dia, para que te sintas inspirada a dar os passos necessários na conquista do teu lugar único no mundo.
Espero que este artigo vos inspire a passar este momento cíclico das nossas vidas, de forma empoderada e consciente.
Amor e Gratidão
Su