Medicinas da Terra Cacao
Medicinas da Terra Cacao
Cacao para o Ciclo da Mulher
Olá meus amores, continuemos a falar da magia das medicinas da terra.
Desta vez vamos falar da sacralidade do Cacao, nos ciclos da mulher.
O Cacao, desde os tempos Mayas, representa a energia feminina de amor pela vida em harmonia, expandindo o nosso chacra cardíaco, trazendo fertilidade há terra.
Uma curiosidade que a mim me deixou encantada, é que o cacao nasce em terras de Jade.
No entanto, como muitas medicinas da terra tem sido explorado pela ganância dos homens, perdendo o seu valor sagrado em quintas de monocultas intensivas, trabalhado mecanicamente, e sem qualquer valorização dos que com eles trabalham.
Recentemente fui estudar mais sobre o cacao, dada a quantidade de cerimónias a que somos convidadas a participar, nos dias de hoje.
Ao estudar com uma comunidade indígena descendente Maya, aprendi que as únicas castrado de cacao cultivado em comunhão com a sua sacralidade, são as castas de cacao puro criollo, provenientes de algumas regiões da Guatemala e da Venezuela.
Trago esta informação para que nos tornemos conscientes do que alimentamos no mundo, quando nos queremos fazer bem através de culturas tão longínquas do nosso país.
São inúmeras as propriedades medicinais do cacao, mas uma das mais significativas, é a sua acção sabia nas áreas da nossa vida, e dos nossos. corpos que estão caóticos.
Do cérebro, passando pelo coração, até aos intestinos tudo é limpo e regenerado, quando usamos o cacao como uma medicina diária.
As antigas civilizações mayas não usavam o cacao apenas em cerimónias, usavam no de inúmeras formas no seu quotidiano.
No entanto, pela sua sacralidade só poderia ser preparado por mulheres.
Por experiência própria, quando usamos esta medicina como ritual sagrado no nosso quotidiano, a expansão que sentimos de amor nas nossas vidas é imensurável.
Usar esta medicina como sagrada nas nossas vidas, é também honrar invocando a deusa que nos traz o cacao à vida, para experiência de amor e união de todos os seres na Terra.
As quantidades de cacao diário no nosso corpo seguem regras, para que o nosso organismo não se torne demasiado ácido.
Adicionar super alimentos ao nosso cacao, potência um estado de saúde e bem estar nos nossos corpos.
Partilho convosco a receita que faço ao acordar:
Receita matinal:
- 1 caneca de água fria
- 15g de pasta de cacao puro
- 1 colher de chá de gengibre
- 1 colher de chá de curcuma
- 1 colher de chá de pimenta preta
- 1 colher de chá de raiz de ashwagandha
- 1 colher de chá de maca
- 1 colher de chá de canela
Antes de começar: defumar o local, agradecer à mãe terra e à deusa do cacao, a bênção de o podermos usar na nossa vida, para nosso bem e bem de todos os seres em nosso redor.
Colocar o cacao em cima de uma placa e cortar miudinho, enquanto nos conectamos com a sua textura, cheiro, forma.
De seguida juntar a pasta de caco em água fria numa pequena panela, e ir mexendo com uma colher de pau (deixemos os metais), quando a pasta cacao estiver derretida juntar as restantes especiarias (agradecendo as propriedades de cada uma nas nossas vidas).
Apagar o lume antes que levante fervura.
Deitar na caneca que serviu de medida para a nossa água, e conectar-se com esta bebida em todos os sentidos, pedindo que tenha acção onde mais for necessário para os nossos corpos físico, emocional e energético.
É imensa a conexão que está medicina nos traz com a abertura espiritual, e entendimento do divino em nós e em todos os seres que habitam a terra.
Para os nossos ciclos de mulher, o cacao é maravilhoso para equilibrar as energias de expansão (pré-ovulação e ovulação) em distorção nas nossas vidas.
Já para quem tem uma alimentação muito ácida, eu não aconselho a prosseguir na fase de introspecção (pré menstruação e menstruação) para não desencadear no corpo processos ácidos, que baixam ainda mais as defesas do nosso sistema imunitário.

Por todas estas razões, e porque adentramos a energia de expansão com a chegada do Verão, o Retiro Faces do Feminino irá também trazer esta medicina aos nossos corpos, numa cerimónia sagrada de consagração do amor nas nossas vidas.
Espero que te tenha inspirado.
Amor e Gratidão
Su