Medicinas da Terra

Sobre medicinas da terra há sempre muito, mas mesmo muito a dizer.
O que vos trago neste artigo, são práticas simples e eficazes de nos reconectarmos há essência cíclica do planeta vivo que habitamos, a generosa Mãe Terra.
A Terra nutre-nos de inúmeras maneiras, uma delas é dando-nos os alimentos que precisamos para que os nossos corpos tenham saúde.
Dá-nos generosamente, ciclicamente, tudo o que precisamos para andarmos nesta vida em perfeita harmonia, se assim o escolhermos.
A cada estação do ano, temos plantas e alimentos que seguem as necessidades básicas de todos os organismos vivos neste planeta.
No Verão a Terra, traz-nos alimentos mais ricos em água. Sem estas percentagens de água durante o verão, ia ser bem difícil hidratar os nossos magníficos corpos, neste clima mediterrânico que habitamos em Portugal.
Dentro dos alimentos que temos acesso ao longo do Verão, encontra-se o maravilhoso Alecrim.
E é desta planta maravilhosa, e seus usos nos ciclos da Mulher, que vos irei falar hoje.
O seu nome latim, Rosmarinus, significa "Orvalho do Mar". RoseMary, em inglês, traduz-se para Rosa Maria, combinar estas duas palavras para falar do alecrim, para mim é pura magia.
Rosa é a minha flor de eleição, (em breve irei escrever vos sobre a minha ligação com esta planta). Maria, vem de Myriam em sânscrito, que significa senhora soberana, mulher pura, virtuosa e virgem, mesmo antes dos tempos de Maria Madalena e Jesus. "… existe Rosemary, para recordar; de rezar, amar e lembrar que os trocadilhos são para os pensamentos." William Shakespeare, Hamlet
É a planta da amizade, tem feito parte de inúmeras cerimónias de casamento e amor, ao longo dos tempos.
Acreditava-se que trazia sorte e alegria, aos artesãos que teciam as coroas para os reis e emperadores dos reinos.
É ainda, um símbolo de amor, lealdade e sacralidade para Vénus e Afrodite, as deusas do amor.
Nestes anos, ao serviço dos Ciclos da Mulher - Programa Coach_yin para cada fase dos nossos ciclos apresento uma planta, que potencia a harmonia e saúde nos nossos corpos, seja ao nível físico, emocional ou energético.E adivinhem qual é a planta que trago para o auge da fase de expansão; que corresponde à Ovulação no corpo físico, ao arquétipo da Mãe no corpo emocional e à Lua Cheia no corpo energético.
Adivinharam !!!!!! O Alecrim, a Rosa Maria.
Passo a explicar-vos para quê:
Desde a antiguidade Egípcia, que é usada no nosso corpo físico pelas suas virtudes medicinais, principalmente por ser um tónico do coração, do cérebro e do sistema nervoso. Mas sobre este tema temos imensa informação, seja em livros, seja na internet.
Aqui falo vos do que me inspira a trazer esta planta para esta fase dos ciclos de Mulher, mas pela sua influência no corpo emocional e energético.
É uma planta solar, regeneradora do 3º chacra (plexo solar), 4º chacra (cardíaco) e 7º chacra (coronário).
A flor do alecrim, é das flores mais aromáticas da família das mentas, despertando ânimo nos nossos sentidos; estimulando a lealdade, o amor, a fertilidade e a prosperidade.
Traz-nos segurança e proteção, ao mesmo tempo que ativa a nossa consciência e memória, mas com a nuance de nos incentivar a libertar traumas e medos e outros, criando vontade de mudar e conhecer o novo, ordenando os pensamentos e melhorando a concentração.
Ajuda ainda a dissipar estados de depressão fadiga e extremo cansaço.
Ora digam-me lá que isto não é tudo o que precisamos, no auge da expansão da Mulher, nos seus ciclos de vida?

Para usar durante a fase expansiva dos ciclos da mulher, da lua cheia, ou quando:
- entramos no período ovulatório,
- nos sentimos cansadas
- precisamos estimular a memória
- precisamos de mais alegria na vida.
Como fazer:
3 ramos de alecrim frescos
1l de água destilada ou da fonte
Colocar os ramos de alecrim dentro de água e deixar macerar 3 horas no frigorifico, et voilá, prontinha a beber!
No Retiro Faces do Feminino vamos usar e abusar destas águas de alecrim.
Espero que o conteúdo, deste artigo, te agrade e inspire a fazeres o melhor uso da Rosa Maria em Ti!
Su