Compromisso
A Chave Para O Sucesso
Olá, sejam bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho ferramentas de autoconhecimento e saúde holística, para viver de forma integralmente saudável, os ciclos de Mulher.
Estamos na última semana de Agosto, como prometido finalizamos o tema do Amor Próprio, com uma ferramenta essencial para trabalhar sobre nós mesmas a vontade sermos a nossa maior prioridade.
Como vimos no artigo sobre motivação , sentir que somos amadas e pertencemos faz parte da essência humana, mas se não nos nutrirmos de forma integral e valorizarmos como sendo a pessoa mais importante da nossa vida, não é possível sentir amor pelo caminho que percorremos, e menos ainda por nós mesmas.
Ser mulher, na sua face amor, significa que nos partilhamos, que expandimos quem somos como o mundo exterior, mas darmos de nós sem nos entregarmos de corpo e alma a nós mesmas, não permite que o façamos de forma consistente. E quando não o fazemos de forma consistente, sempre que surge um desafio relacional, social ou profissional colocamo-nos em causa e colocamos em causa o próprio desafio.
Por isso, esta semana, falamos de compromisso.
Esta ferramenta encerra a serie de ferramentas que falamos, ao longo das últimas semanas, para cultivarmos mais amor nas nossas vidas de forma equilibrada e prolongada.
Por norma, ao longo da vida aprendemos a nos comprometer e a honrar esta palavra quando se trata de outras pessoas, tarefas, trabalhos, metas profissionais ou ocasiões sociais.
Mas este compromisso é abandonado quando se trata de viver na nossa melhor versão.
Quando compreendemos que não gostamos de nós o suficiente, ou de algum aspecto em nós mesmas, tendemos a culpabilizar (ver artigo sobre culpa no feminino) o mundo à nossa volta, mas esta atitude só serve para nos desresponsabilizarmos pela falta de motivação, e sobretudo de compromisso que temos conosco mesmas.
Para nos motivarmos com práticas nutritivas que acrescentam valor às nossas vidas, precisamos de um compromisso verdadeiro conosco mesmas, que nos faça acordar diariamente prontas a viver a experiência a que nos prontificamos.
Sem compromisso, vamos perder a motivação.
Assim quando a vida nos desafiar, perdendo a motivação, vamos repetir o que sempre repetimos: menos autoestima, menos autocuidado, menos amor, mais frustração, mais ansiedade.
Precisamos de integrar nas nossas vidas a mudança que nos traz o sentido de nos amarmos, como a pessoa mais importante das nossas vidas (ler artigo sobre cultivar amor próprio).
Tal como nos comprometemos em ir trabalhar para não passarmos fome e honrarmos o compromisso de pagar as nossas contas, de ter comida na mesa, etc., precisamos de usar esse mesmo sentido de honra como estado de total admiração e gratidão pela oportunidade única que nos foi dada, ao estarmos vivas.
Sentir a vida no nosso corpo, é a maior força que podemos ter para nos comprometermos com o amor por nós mesmas, dia após dia.
Isto porque um dia, a vida tal qual a conhecemos acaba, e não há sensação mais plena no leito da morte, do que sabermos que honramos esta passagem e cumprimos o nosso propósito de avançamos no caminho do amor.
A minha experiência de trabalho com mulheres (Programa de Autoconhecimento), na área da saúde holística e autoconhecimento, permitiu-me verificar que para a maioria das mulheres era difícil criar compromissos verdadeiros consigo mesmas, quando dava uma só sessão de acompanhamento a mulher não chegava sequer a experimentar os conselhos conversados, por isso criei um programa mínimo de 28 dias, para que ao longo deste tempo se estabeleçam rotinas de autocuidado, que são organicamente assimiladas pelo corpo físico alternando a química somática que as impedia de caminhar em amor por si mesmas.
Estes 28 dias são intensos, de muita entrega e adaptação da minha parte, até conseguir as práticas que irão fazer parte das novas rotinas, que muitas vezes incluem mudança de alimentação, mudanças de mentalidade, mudanças de hábitos em geral, de forma a que estas mulheres se conseguiam manter motivadas e comprometidas.
Começo sempre por pedir a estas mulheres, algo de muito simples quanto profundo.
E é com essa prática, que uso há anos nos meus acompanhamentos individuais e de grupo, que termino esta serie de artigos sobre como cultivar mais amor nas nossas vidas.
Prática de compromisso:
Criar uma carta de compromisso com a minha melhor verão.
Vais precisar de papel e caneta, de uma cartolina branca e de algumas revistas antigas.
- Encontra um momento para ti, onde sintas que podes estar em total verdade contigo mesma, onde ninguém te ira distrair
- Começa por escrever uma carta a ti mesma, de ti daqui a 3 anos, na versão de ti mesma que queres conquistar
- Numa cartolina branca, cola várias imagens que descrevam a tua carta, como se estivesses a pintar a tua vida numa tela.
- Emoldura esta cartolina e coloca-a bem visível para que todos os dias passes por ela e te lembres do teu compromisso de mais amor por ti, dia após dia.
Espero que sintam vontade de experimentar, e que vos traga os benefícios que traz às mulheres com quem tenho a honra de trabalhar.
Esta próxima 5f, às 21h, voltamos às nossas lives no Instagram e, com certeza, vais querer estar presente, porque poderás participar com a tua história, opinião e questões que querias ver respondidas em direto.
Amor e Gratidão
Su