Comparação no Feminino

15-07-2024

Olá, sejam bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho convosco ferramentas para uma vida cíclica natural e integralmente saudável.

Esta semana, continuo a escrever sobre a série de 3 emoções que acredito fazerem parte do inconsciente colectivo feminino, que impedem a expressão da nossa melhor versão na vida.

A semana passada falei vos da culpa.

Esta semana, falo vos de algo que acontece quando distorcemos o sentido de nos inspirarmos nos nossos semelhantes, e começamos a sentir ciúme, inveja, frustração, ou mesmo ansiedade.

Esta semana falo vos de comparação.

E, tal como na semana passada, começo por vos colocar algumas questões, para que possam iniciar esta leitura conscientes do peso que este tema possa ter na vossa vida.

  • Quando olhas para outra mulher, charmosa e atraente, o que sentes?
  • Quando vês uma mulher, da tua área de trabalho, ter sucesso sem tanto esforço quanto tu, o que sentes?
  • Quando as tuas amigas, te contam que foram, novamente, de férias para um destino paradisíaco, com o namorado, companheiro, marido, o que sentes?

Agora, que já estás mais ciente do que vamos falar, quando falamos de comparação entre mulheres, gostava de te introduzir a definição de comparação.

Comparar vem do latim comparare, que significa "colocar ao lado"

com significa "junto",

parare, significa "fazer par, colocar ao lado para observar as diferenças", de par, "igual, parelho".

Assim sendo, quando nos comparamos, deveríamos nos permitir sentir inspiradas, o que seria algo de extremamente positivo, pois sentiríamos que também nós seríamos capazes de ser, fazer, estar na situação que observamos com apreciação.

No entanto, desde a nossa mais tenra idade, somos comparadas. 

Na família, na escola, na dança, na ginástica a alguém superior ou melhor que nós mesmas, afastando nos desta forma da essência do termo acabamos por nos sentir desvalorizadas.

Com o tempo a correr de forma tão acelerada no mundo, maioritariamente, fictício das redes sociais, criamos ainda mais a ilusão de que todos têm vidas perfeitas.

Esta ilusão aumenta, ainda mais,  a sensação de frustração, de inveja e ciúme por não sermos como as mulheres que seguimos.

Comparamos as nossas relações, as nossas casas, as nossas roupas, as nossas crianças, perdendo a noção da beleza da vida que podemos criar, a cada instante, por sermos exatamente quem somos!

Distanciámo-nos da potência da energia expansiva, que carregamos ciclo após ciclo, que nos permite brilhar enquanto seres únicos na terra.

A comparação, é hoje, o resultado da raiva intrínseca que a maioria das mulheres sente entre elas, esquecemo-nos que somos muito mais parecidas que diferentes. 🤍

Que todas podemos criar, gestar, gerar, nutrir, amar, dar colo.

Vivemos aterrorizadas com a ideia de sermos inferiores, e fazemos tudo para nos sentirmos melhores que alguém, sentimos inveja e desejamos essa inveja das mais variadas maneiras, sem a assumir, acolher e resignificar. 

O mesmo acontece com o ciúme: escondemos, negamos, rejeitamos, sem nos permitirmos olhar a sua origem, para o acolher de forma respeitável e empática.

Pois é, mas nada disto nos irá colocar no verdadeiro caminho de expansão de consciência, na vida de sonho que desejamos ter.

Ao nos compararmos, perdemos o sentido de irmandade, de partilha honesta de quem somos enquanto mulheres.

Na minha visão está comparação está enraizada nas nossas células, há bem mais tempo que a nossa infância.

Queimámos milhares de mulheres, nos tempos da inquisição, com a desculpa de serem bruxas. 

O que a religião odiava e temia na essência feminina, obrigou mães a traírem filhas, irmãs, amigas.

Estas traições e mortes custaram-nos muito caro, para além de termos perdido décadas de sabedoria, ainda hoje não confiamos umas nas outras e comparamos-mos com um desdém cruel.

Todas enquanto mulheres, somos únicas e perfeitas tal qual somos, gordas, magras, altas, baixas, morenas, loiras, etc. 

Todas temos dons incríveis que precisamos despertar para que se cumpra o nosso propósito nesta vida.

Ser Feminina | Blog da Su
Ser Feminina | Blog da Su

Assisto com frequência a mulheres a criticarem, ofenderem, humilharem, traírem outras mulheres, e sei, ao mais profundo de mim, que esta é uma ferida gigante da humanidade que precisa ser curada.

Mas, para isso, precisamos compreender as consequências que a comparação nos traz e o que nos está a servir.

Antes de terminar, gostaria ainda de vos deixar sete das consequências imediatas que a comparação no feminino, tem na nossa saúde física, emocional e espiritual.

  1. Ansiedade
  2. Solidão
  3. Falta de coragem
  4. Falta de confiança
  5. Problemas de sono
  6. Enxaquecas
  7. Distúrbios no fígado e pâncreas

Na próxima 5f às 21h, na LIVE SEMANAL, que apresento no Instagram, iremos falar desta comparação no feminino, convido-vos desde já a estarem presentes, para que possam resignificar a dor da comparação, no dom da inspiração.

Espero como sempre que este texto vos ajude a viver com mais harmonia e equilíbrio.

Amor e Gratidão ❤🙏

Su

Crie o seu site grátis!