Ciclos de Plantas | Parte III

26-05-2024

Olá, sejam bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho convosco ferramentas para uma vida cíclica natural e integralmente saudável.

Esta semana, para terminarmos o ciclo de 4 plantas, que vos prometi apresentar, ao longo do mês de maio, falamos do auge da fase expansiva dos ciclos da mulher.

Há mais de 5000 anos que as rosas são usadas pelas suas propriedades terapêuticas, por serem excelentes aliadas de vários sistemas do nosso corpo físico e emocional, como por exemplo:

No último artigo , partilhei a primeira planta do nosso ciclo de expansão, o alecrim, explicando que expandir é crescer, e, que a cada ciclo, entre a pré ovulação e a ovulação, temos a oportunidade de crescer um pouco mais, seja porque alargarmos os nossos horizontes, seja porque materializamos no mundo a nossa potência criadora de vda.

Esta semana, tal como prometido, escrevo em detalhe sobre as virtudes medicinais das rosas, para o nosso pico ovulatório, que é também expresso, espiritualmente, a cada lua cheia e a cada verão de vida na terra. 🌹

Há mais de 5000 anos que as rosas são usadas pelas suas propriedades terapêuticas, por serem excelentes aliadas de vários sistemas do nosso corpo físico e emocional, como por exemplo:
  1. sistema imunitário 
  2. cardio vascular
  3. digestivo 
  4. respiratório 
  5. nervoso

O uso medicinal da R. Damascena, R. Gallica e R. Canina, seja através de suas flores ou dos seus "frutos", pode ainda promover equilíbrio, bem estar e saúde aos nossos ciclos reprodutores e órgão sexual.

De entre, as várias virtudes medicinais destas rosas, gostava de referir que são anti cancerígenas, anti espasmódicas, antivirais, antibacterianas, antinflamatórias, antioxidantes, carminativas, adstringentes, calmantes e tônicas do sistema reprodutor.

Serem tónicas do sistema reprodutor significa poderem auxiliar as mulheres na fertilidade.

O que não é de espantar, dado que desde o início dos tempos da sua existência que as rosas simbolizam o amor pleno em todos os campos da existência humana. 💗

Usadas por várias deidades como Ísis e Afrodite, as rosas são símbolo de beleza, perfeição e união.

Maria Madalena
Maria Madalena

Também associada a Mãe Maria e Maria Madalena, as rosas são a fonte mística de amor que estas duas mulheres espalharam no mundo, enquanto símbolos do sagrado feminino de que tanto ouvimos falar hoje em dia.

Falar do misticismo das rosas é falar do espírito humano na sua forma plena, ou seja, repleta de amor.

A ovulação, em potência criadora, é a fase em que a mulher se divide em três faces de si mesma: 

ser mulher, 

ser companheira 

e finalmente ser mãe.

Mãe, não apenas como criadora de vida humana, mas sim como arte de maternar.

Maternar significa saber cuidar, saber estimar, saber nutrir e isso é qualidade intrínseca da mulher.

Quando, usada em distorção, a arte de maternar, trás controlo, dependência emocional, cansado extremo, e consequentemente stress crónico.

E, em todas estas distorções, usar a medicina das rosas vai atenuar estes sentimentos de mágoa, abandono, falta de confiança, coração partido.

Frequentemente usada em candidíase e infeções vaginais, as rosas são pura magia para os momentos difíceis de irritabilidade e cansaço dos nossos Ciclos de Mulher.

Vários herbalistas aconselham ainda o seu uso para TPM difíceis e para dores menstruais ou menstruações abundantes.

A medicina natural que vos convido a usar, pode e deve ser preparada por vós mesmas, tal qual vos expliquei na última LIVE semanal no meu Instagram.

Se ainda não assististe, convido-te desde já a assistir para que prepares a tua tintura de pétalas de rosa, e para que possas fazer a meditação de expansão na tua vida, que irá com certeza mudar a tua forma de sentir a verdade da energia plena do amor.

Neste artigo gostava ainda de vos deixar duas receitas maravilhosas que podem usar no vosso dia a dia, seja como momento gourmet, seja como momento de cura física, emocional e espiritual.

Para preparar a geleia, vais precisar de:

1 xícara de chá de açúcar,

1 xícara de chá de água, 

1 xícara de chá de pétalas de rosa 

e caldo de limão. 

Leva ao fogo, em lume brando, mexe continuamente até criar o ponto de geleia, e voilá está pronta!

Esta geleia irá adocicar a tua boca, o teu estômago e o teu sistema imunológico.

Para preparar o xarope, vais precisar de:

pétalas de rosa 

igual quantidade de açúcar mascavado

acrescentar água, até ficar bem embebido

Junta tudo numa taça, embebe bem as pétalas no açúcar e leva ao frigorífico por 1 noite.

No dia seguinte filtra o líquido deste preparado e voilá está pronto!

Para coar é preciso um filtro de meia ou algo do gênero. 

Este xarope irá permitir-te curar problemas respiratórios, e também irá abrir a tua voz na coragem de falar em verdade o que a tua alma pedir que seja dito.

Espero, como sempre, que este artigo volte a inspirar a cuidarem de vós de forma integral, para terem uma vida naturalmente saudável na vossa natureza cíclica.

Amor e Gratidão 

Su 🌸

Crie o seu site grátis!