Ciclos de Plantas | Parte II
Olá, sejam bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho convosco ferramentas para uma vida cíclica natural e integralmente saudável.
Tal como prometido, esta semana, continuaremos a falar sobre o ciclo de plantas que uso para potenciar a minha vida pessoal e nas sessões 1:1 de empoderamento, bem estar e equilíbrio, da nossa natureza cíclica.
Na semana passada, (se ainda não leste, o artigo anterior aconselho que o faças, para que a leitura desta semana seja mais integrada.
Começámos por falar, das duas plantas que considero as mais adaptadas para atenuar sintomas de mal estar e potenciar por excelência a pré menstruação e a menstruação.
Esta semana trago-vos, as duas plantas que uso para a fase expansiva, que surge logo a seguir à menstruação, e que inclui a pré ovulação e a ovulação.
Na verdade, existem centenas de plantas que poderíamos usar para a saúde dos nossos ciclos menstruais, mas o que vos trago são plantas que, facilmente, conseguimos encontrar e identificar nos nossos campos.🌼
Acredito que somos a essência do lugar em que nascemos, e, que nos nutrirmos do que nos envolve e cria coerência, na melhor expressão que viemos ser, nesta vida.
Se a fase introspectiva (artigo do blog sobre introspecção) nos remete ao mais profundo de nós mesmas, pedindo-nos solitude, para olharmos o que já não nos serve: sejam pensamentos, sentimentos ou ações.
A fase expansiva é o momento oposto, que nos pede para mostrarmos ao mundo quem somos, o brilho único que temos, baseado na luz que emanamos.
Expandir é crescer, e a cada ciclo temos a oportunidade de crescer um pouco mais, seja porque alargarmos os nossos horizontes, seja porque estamos desejosas (hormonalmente) de conquistar o mundo, a partir das nossas ideias e projectos.
Está é uma fase extremamente racional, em que podemos usar esta força a nosso favor, organizando e planeando o tempo futuro, com consciência dos passos que precisamos dar, para chegar aos objetivos que pretendemos alcançar.
Para isso, precisamos de foco no caminho e amor pela vida! ❤
Por isso as duas plantas que uso nesta fase são:
O alecrim para a fase pré ovulatória, em que estamos a regressar ao mundo exterior e precisamos de reforçar a nossa mente com direcção, e as rosas para o auge da nossa expansão de amor pela vida, na ovulação.
O alecrim é uma excelente planta para trabalhar a memória, para além de reforçar o nosso sistema imunitário, e potenciar a saúde do nossos intestinos e sistema digestivo.
Relembrando que os nossos intestinos são o nosso 2 cérebro, o alecrim é sem dúvida a aliada perfeita para expandirmos em total confiança.
Na semana passada, a live semanal que dei no Instagram , foi exatamente sobre o alecrim para os nossos ciclos de mulher.
Falei sobre os seus usos e propriedades, como fazer um óleo macerado para usarmos durante cerca de 7 dias, ao longo da nossa fase pré ovulatória. Se queres saber mais, não deixes de ir assistir!

A outra planta que uso para potenciar o amor nas nossas vidas, que é sem dúvida o tema da nossa ovulação, que irei abordar esta semana na live de 5f às 21h, no meu Instagram.
E voltarei a escrever sobre ela no próximo artigo, aqui no blog.
Pois acredito que merece ser abordada novamente com todo o detalhe e dedicação.
Espero, como sempre, que este artigo volte a inspirar -vos a cuidarem de vós de forma integral, através do uso de práticas bastante simples de reconexão com a sabedoria ancestral do colectivo feminino.
Amor e Gratidão
Su 🌺