Ciclo Menstrual
Uma verdadeira preparação para cada fase da vida de uma mulher
Sejam muito bem vindas a esta leitura semanal, onde partilho ferramentas naturais para vivermos com saúde os nossos ciclos de mulher, quer seja a nível físico, mental, emocional ou energético.
Durante o mês de Outubro, partilhei os dons que herdamos da nossa linhagem ancestral, dando especial enfase à conexão que as mulheres tinham com a natureza cíclica da vida .
No entanto, esta é uma realidade longínqua das mulheres contemporâneas, mesmo numa Europa que se diz evoluída.
No Reino Unido, por exemplo, uma pesquisa da YouGov revelou que aproximadamente 25% das mulheres, entre os 16 e os 39 anos desconhecem como funciona o seu ciclo a nível físico, mental e mesmo emocional.
Em muitos países europeus, as políticas de saúde estão voltadas para as questões de fertilidade e gestação, enquanto outras condições, como os distúrbios do ciclo menstrual são totalmente subestimadas.
Esta lacuna na educação menstrual impacta tanto a saúde quanto a participação equilibrada das mulheres na sociedade, uma vez que limita o conhecimento necessário para que cada mulher saiba como lidar com sintomas e desequilíbrios do ciclo menstrual, que infelizmente são comuns, mas muito pouco abordados.
Por isso, ao longo do mês de Novembro vou estar a partilhar, aqui no blog, como funciona o ciclo menstrual da mulher e como este influencia, mas também nos prepara para as diferentes fases da nossa vida.
Tal como com a Lua, que apresenta 4 fases diferentes, também no ciclo menstrual da mulher existem 4 fases bem distintas que se complementam e nos tornam únicas.
O ciclo menstrual é uma expressão física, emocional e energia da natureza cíclica da vida que acompanha a mulher ao longo das suas fases da vida.
Exploremos um pouco, como cada fase dos nossos ciclos, oferece conhecimento preparando-nos para a vida:
- Fase Folicular (Pré-Ovulatória): Abertura para o Novo
Esta fase, começa logo após a menstruação, é marcada por um aumento de energia, criatividade e disposição para iniciar projetos.
Os níveis de estrogênio estão em alta, impulsionando a mulher a ter mais clareza mental e otimismo.
A fase folicular, faz parte da fase expansiva da mulher, repleta de energia masculina, que nos ensina a conquistar os nossos sonhos movidas pelo prazer de estarmos vivas.
Esta fase ensina-nos ainda a importância da preparação, do planejamento, da motivação e da força interior.
- Fase Ovulatória: Conexão e Colaboração
Durante a ovulação, êxtase da fase expansiva, os níveis de estrogênio e testosterona atingem o pico, promovendo mais extroversão, sociabilidade e uma maior sensibilidade às necessidades dos outros.
É uma fase em que a mulher tende a se comunicar melhor e a se sentir mais conectada com o ambiente ao seu redor.
A ovulação prepara a mulher para momentos de vida em que o amor, a empatia, a compaixão, a comunicação e a cooperação são essenciais.
- Fase Lútea (Pré-Menstrual): Introspecção e Maturidade Emocional
Esta fase, inicia a fase introspetiva da mulher, sendo conhecida pela queda dos níveis de estrogênio e um aumento da progesterona, o que promove uma maior sensibilidade emocional e necessidade de recolhimento.
A fase lútea permite-nos observar em passividade, quem fomos ao longo da fase expansiva, o que nos traz sempre questões emocionais que nos ajudam a identificar necessidades pessoais, e o que deve ser ajustado na vida.
Este período ajuda a mulher a lidar com mudanças e desafios de maneira mais madura, sempre que se permite olhar para e por si mesmo, trabalhando a força do amor próprio, da autoestima e da autocompaixão, valores que serão fundamentais em fases de transição, como a perimenopausa ou qualquer outra fase de mudança de vida.
- Menstruação: Liberação e Renovação
Durante a menstruação, ocorre a libertação do revestimento uterino, um processo simbólico de morte e renascimento, limpeza e renovação.
É o auge da introspecção, em que o corpo e a mente pedem descanso.
Este momento ensina-nos sobre ciclos de renascimento, lembrando que é preciso deixar ir o que não serve mais para abrir espaço para o novo.
Na vida, isto traduz-se na capacidade de desapegar o que já cumpriu o seu propósito, uma habilidade útil ao longo da vida, especialmente em momentos de perda ou de fecho de ciclos.
Vejamos agora como o Ciclo nos treina para a Vida
A vivência cíclica mensal, oferece-nos a oportunidade de aprender e experimentar, em pequenas doses, as demandas física, emocionais e energéticas de cada fase da vida.
Pré Ovulação - Puberdade e adolescência, o início do processo de autoconhecimento, que nos permite saber o que somos capazes de fazer para alcançar os nossos sonhos.
Ovulação - Idade adulta, a mulher aprende a trabalhar com sua energia expansiva de forma mais consciente, doando-se em equilíbrio.
Pré-menstruação - Perimenopausa, a mulher tem a oportunidade de observar as mudanças que quer em si e para si, curando as suas próprias feridas
Menstruação - Menopausa, permite-lhe viver o que aprendeu sobre si e sobre a vida, guiando a mulher na sua sabedoria interna.
Assim é a natureza cíclica da Mulher, uma aprendizagem constante que começa nas vivencias das diferentes fases dos nossos ciclos menstruais, e que se propaga às diferentes fases da nossa vida.
Cada uma destas fases ajudam-nos a desenvolver a capacidade criativa e intuitiva (ler artigo sobre intuição feminina) sobre as nossas necessidades de equilíbrio entre expansão e introspecção, ação e descanso, o que é essencial em todos as fases da vida.
Agora que já sabemos a base de funcionamento dos nossos ciclos, estamos prontas para aprofundar ao longo dos próximos artigos, como viver cada uma destas fases da vida em saúde e equilíbrio.
Por último, tenho um pedido muito importante para vos fazer.
Como muitas de vocês sabem, o meu propósito com a partilha de todos os temas que vos trago semanalmente aqui no blog e nas redes sociais Instagram | Facebook é de ajudar o maior número de mulheres a viver em equilíbrio os seus ciclos ao longo de todas as fases das suas vidas.
Para vos servir cada vez melhor, criei um questionário que me irá permitir saber mais sobre os desafios que vocês encontram nos vossos ciclos menstruais de ciclos de vida.
O pedido que vos faço, é muito simples, é de preencher este breve questionário, para que eu possa continuar a criar conteúdo mais adaptado às vossas necessidades.
Se tiverem vontade de participar, basta clicar aqui – questionário
Desde já, agradeço a vossa ajuda! 🤍
Espero que este artigo tenha contribuído para aumentar o vosso interesse sobre a importância de conhecermos os nossos ciclos, uma vez que a forma como os vivemos vai sem dúvida influenciar a forma como vivemos cada fase da nossa vida.
Amor e Gratidão
Su