Alentejo Vale das Águas
O Meu Sonho | Suzana Morais
Olá, queridas Mulheres!
Desde já, grata por aqui estarem, a ler o que, com todo o meu amor, preparei para esta semana.
Tal como prometido, está semana venho falar vos do Vale das Águas.
Comecemos pelo meu sonho, de criança, de viver numa casinha de madeira no meio da Natureza.
Mal sabia eu, as voltas que iria dar, para ver este sonho acontecer, na minha fase quarentona da vida.
Há 9 anos quando vivia em França, numa roulotte no terreno da mãe do Fred.
Enquanto, eu trabalhava no meu atelier de costura, o Fred começou a desenvolver a paixão pela vida auto sustentável, pelo equilíbrio entre o dar e receber, que existia na filosofia permacultural de trabalhar a terra.🍀
Compreendemos que não seria em França que iríamos conseguir conquistar este sonho. Pelo preço elevado da terra, e por estarmos a viver na casa da mãe/sogra, que não estava a ser o ideal.
Nessa fase, também punha em causa querer permanecer em França. Trabalhar em algo que não me permitia evoluir, nem monetariamente, nem emocionalmente, dado o exagero de horas que trabalhava para o pouco que ganhava.
Com a idade dos meus pais a avançar, sentia cada vez mais o chamado de voltar para Portugal, comprar terra e criar o nosso ninho de amor 💖
Ao chegarmos a Portugal, instalámo-nos numa pequena aldeia no Alentejo, e eu fui deixando que o tempo passasse ficando numa zona de conforto, sem saber porque estava a estagnar no meu propósito de voltar a Portugal.
Passados 3 anos de estarmos em Portugal, de me ter dedicado à terapia holística e a toda a minha busca por auto conhecimento e despertar de consciência, para compreender e aceitar que a vida não me estava a levar onde eu acreditava que queria ir, a maternidade.
Voltamos a sonhar com ter terra, e decidimos comprar um terreno de 5,6 hectares, num vale encantado aqui no Alentejo.
Já se passaram 3 anos, desde que temos o vale e tem sido um verdadeiro parto olhar para mim a renascer dos meus medos e crenças limitantes, quanto ao viver da terra.
No Vale passa um riacho, existem 9 nascentes de água, todo o tipo de árvores de fruto, uma ruína, e toda a magia de que a terra é feita.
Esta semana, em que vos escrevo, recebemos a casa de madeira que vamos instalar, para poder passar mais tempo, em maior conforto, para construir todo o sonho que sonhamos juntos.
Sonho com o dia em que vos irei receber de braços abertos, para retiros na natureza, cheios de rituais de reconexão com a vida na terra. 🌸
Por agora, tudo está num estado selvagem, e a permacultura ensinou nos a observar os ciclos de vida e interligações existentes no todo de uma terra.
Não chamo ao Vale um projecto de permacultura, porque nunca me entreguei a fundamentalismos, mas desenvolvemos juntos um projecto de agro-floresta, embora o Fred goste mais de lhe chamar agro-savana, dado ser mais próximo da paisagem original desta região.
Por agora, para além da nossa horta, que já nos traz muito alimento, plantámos árvores de fruto.
Não retiramos nada à terra, acrescentamos ano após ano, o mais que podemos, tal qual aconteceria sem a nossa intervenção.

Tem sido mágico observar, todo o processo de adaptação ao meu sonho de criança, viver no campo, viver na terra tem muito mais que se lhe diga.
Mas com o tempo vou vos trazendo todas as novidades e o passo a passo, da criação deste vale encantado.
Por agora, espero que pelo menos vos tenha aberto o coração, à possibilidade que temos de mudar de vida sempre que sentimos chamados mais fortes que nós.🤍
Este sonho que vivo foi cocriado, por mim, e orgulho me muito de nunca ter desistido, mesmo quando sentia que não tinha forças para o projecto que tinha abraçado.
Viver um dia de cada vez, ser presente em mim, e ao meu redor, entregar me aos mistérios do divino da nossa passagem pela vida, fez com que tudo fosse possível.
Espero que um dia queiram vir conhecer a magia de que vos falo. ⭐
Amor e Gratidão
Su