A Magia do Reino Vegetal
Olá, minhas queridas, esta semana, na continuação dos temas de saúde holística e integrativa, trazidos aqui no blog, ao longo do mês de Abril, gostava de vos falar da Magia do Reino Vegetal, na saúde da Mulher.
Vou começar por vos dizer, que é sabido, que a maioria das plantas apresenta propriedades, que se destinam à Cura das Mulheres.
Eu, acho incrível, como a Terra sabe que potenciar a Cura das Mulheres é potenciar a sobrevivência da espécie humana.
Também, é dado adquirido, que a Sabedoria das Mulheres, e o uso das ervas como aliadas de Cura, vem dos tempos de consagração da Mulher enquanto Deusa.
Tempos, em que eramos honradas e respeitadas, pelo poder de acolher a Vida nos nossos ventres.
Acredito, que nesses tempos, o conhecimento de que flores, raízes, folhas ou caules usar, vinha de um espaço de profunda intuição e conexão com a energia feminina da Terra.
Aprendendo as propriedades e características das plantas; aprendemos a distinguir as comestíveis das toxicas, a criar tratamentos para doenças, e a usá-las como aliadas da nossa sobrevivência.
Há 4000 anos a.C., os Egípcios já se curavam através das propriedades medicinais das Plantas.
Os primeiros textos sobre a cura pelas plantas, foram redigidos em placas de argila, pela Civilização Suméria, por volta de 3.000 anos a.C. Hipócrates (460 anos a.C.) foi o primeiro a mudar a base dos conhecimentos medicinais da sua época, descrevendo as observações das suas inúmeras viagens.
Com a chegada do Império Romano, o acesso ao conhecimento empírico da magia do reino vegetal, foi negado às Mulheres. Só os Monges passaram a ter direito ao conhecimento das Medicinas Antigas, guardado nos seus Templos, em requintados Jardins de Cura.
A partir do seculo XIX, com a atividade farmacológica e o início da síntese química na obtenção de novas moléculas, descobrimos novos medicamentos considerados milagrosos, como por exemplo os antibióticos.
Esta época, relegou a cura pelas plantas para segundo plano, passando de "medicina" a "mezinha", algo de qualidade incerta.
A falta de meios financeiros por parte da maioria da população para aceder à Saúde Pública, e os rápidos efeitos nocivos da maioria dos medicamentos sintetizados, mantiveram e reacenderam o interesse pelo uso medicinal das plantas.
Na época das nossas avós, a Saúde Publica só era acessível à classe alta, a classe média não podia ir ao médico porque não tinha como pagar o médico ou a medicação; assim, o uso das "mezinhas" foi sobrevivendo e passando de Mães para Filhas.
Para mim, uma das melhores provas de eficácia da medicina antiga é a longevidade dos nossos antepassados.
Esta medicina natural baseava-se no bom senso e nas constatações observadas ao longo de gerações.
Não se sabia como era possível dar resultado, mas o facto é que resultavam.
Estas plantas não foram apenas testadas em 500 pessoas, mas sim em centenas de milhões de pessoas, em mais de 2000 anos de história.
Sabias que os medicamentos químicos são geralmente feitos de um só princípio ativo.
Nas plantas há um número de diferentes substâncias que desempenham, cada uma o seu papel.
Na realidade, uma Planta, contem em si toda a complexidade da vida, o Totum Vegetal, a totalidade das substâncias naturais contidas numa Planta.
Em vez da acção singular e especifica de um constituinte, o Totum vegetal contem um conjunto de substâncias ativas que atuam em harmonia.
Este modo de acção especial que implica várias substâncias a funcionar em simultâneo designa-se Sinergia.
A Sinergia é largamente conhecida e aplicada nos princípios da Fitoterapia, ou seja, os elementos existentes numa Planta são potenciados pela acção concentrada de várias outras plantas.
Esta arte de associar Plantas é uma das práticas mais antigas da cura pelas plantas.
Porque os componentes das plantas são muito próximos dos componentes do corpo humano, as propriedades que absorvemos do reino vegetal não só ajudam na nossa Cura como também nos reequilibram e revitalizam.
A Fitoterapia consiste na utilização de plantas, ou medicamentos à base de plantas (cápsulas, comprimidos, infusões, etc.), para tratar ou prevenir patologias que afetam o Corpo Humano.
A eficácia e qualidade dos tratamentos à base de plantas, é hoje comprovada cientificamente, já não se trata de histórias de gente do campo.
No meu sentir, é urgente que voltemos às "Farmácias Caseiras", num espaço de profunda reconexão com o que temos ao nosso dispor na Natureza.
Precisamos voltar à Medicina Natural, por isso trabalho há tanto anos com os princípios da Ginecologia Natural na Saúde das Mulheres.
É urgente voltarmos ao conceito, de que temos tudo o que precisamos à nossa volta.
Precisamos ter perto dos nossos olhos, das nossas mãos, Plantas que potenciam os nossos rituais e curas.
Precisamos regressar à cultura de alimentos locais e sazonais.
Precisamos retirar da Terra o que ela nos quer oferecer, e não o que achamos que é possível Ter sempre não importando os ritmos naturais da vida.
É tempo de vermos, como as nossas escolhas colocam a Terra em esforço, com tudo o que lhe solicitamos fora de tempo, fora de época, fora das suas estações e ciclos naturais.
Na realidade, sinto que é o mínimo que podemos fazer quando recebemos tanto da nossa Mãe Terra.
Por último, deixo uma lista de 12 plantas e as suas propriedades energéticas e emocionais, que todas as Mulheres deviam conhecer, e ter em casa, para usos medicinais.
o1. AlecrimHarmonia, Alegria, Foco, Proteção, Purificação, Cura, Afrodisíaco
2. Alfazema
Amor, Harmonia, Prosperidade, Proteção, Espiritualidade
3. Camomila
Paz, Perdão e Prosperidade
4. Calêndula
Paz, Amor, União
5. Canela
Amor, Abundância, Prosperidade, Espiritualidade, Afrodisíaco
6. Cravo – da – Índia
Amor, Foco, Prosperidade, Clarividência e Sabedoria
7. Hortelã – Pimenta
Paz, Sonhos Lúcidos, Clarividência
8. Jasmim
Amor, Prosperidade, Clarividência, Espiritualidade, Afrodisíaco
9. Louro
Abertura de Caminhos, Prosperidade, Sabedoria, Proteção
10. Oregãos
Espiritualidade, Clarividência, Criatividade, Paz
11. Rosas
Amor, Pureza, Inocência, Sensualidade, Gratidão
12. Sálvia
Paz, Sabedoria, Cura, Prosperidade, Proteção, Longevidade
Espero de coração que este artigo te inspire a cuidar do teu corpo de forma naturalmente saudável, através da magia e sabedoria, contida por milhares de anos, no reino vegetal.Amor e Gratidão
Su 🌸