Ginecologia Natural

15-04-2024

3 Princípios Base


Olá a todas, bem vindas de novo.

Na semana passada, trouxe vos a mudança profunda pela qual passei quando me formei como terapeuta holística e integrativa, de Ginecologia Natural, há mais de 6 anos.

Esta semana gostava de vos falar dos princípios da Ginecologia Natural, enquanto terapia natural e holística.

Comecemos pelo início, definindo o conceito de holístico, com uma citação que é para mim uma das que melhor define a importância de conhecermos como funciona o nosso corpo.

"Nada vive separado do nada, o que não fores capaz de conhecer e entender no teu corpo, não compreenderás em mais parte alguma".

Holístico, deriva da palavra Holos que significa o Todo, o Conjunto

O "Todo" Holístico explica que nada do que existe no Universo, existe separado de nós ou do nosso corpo. Tudo está em perfeita interligação, o que observamos no exterior reflete o interior de cada um de nós.

No Oriente, este conceito está integrado na saúde há milhares de anos, a Medicina Tradicional Chinesa ou o Ayurveda usam métodos naturais e vibracionais para a prevenção da saúde, um estado de harmonia alinhado com o fluxo da vida.

Na Saúde Holística, os bloqueios energéticos que dão origem às doenças são compreendidos na integralidade do Ser, tudo o que pensamos, sentimos e vivenciamos faz parte do nosso processo de evolução e aprendizagem, e influencia a nossa saúde a curto, médio e longo prazo.

Não somos apenas o corpo físico percetível, somos a soma de um "Todo" muito mais complexo e abrangente. 

Quando há um bloqueio energético, que gera uma doença é necessário descobrir a "Causa", seja nas vivências desta vida, de vidas passadas ou da nossa linhagem ancestral.

Para os nossos antepassados, o estado de Saúde era sagrado, preservado e adquirido através de substâncias, alimentos, técnicas e rituais Naturais.

A Saúde Holística apresenta um olhar preventivo de um estado de saúde / equilíbrio prolongado, que desperta a nossa Sabedoria Interior para o regresso a um estado Natural, com práticas e hábitos que promovem o nosso equilíbrio e bem-estar.

Conceito de Saúde Holística

* 5 sentidos funcionam naturalmente

* corpo, mente e espírito estão em harmonia

* tecidos funcionam adequadamente

* 3 desperdícios; urina, fezes e suor, são produzidos e eliminados

* canais energéticos desbloqueados

* metabolismo saudável

* apetite natural


O conceito de Saúde é bem mais que a ausência de doença.  

Por isso dizemos em Saúde Holística que, Saúde é equilíbrio e Doença é desequilíbrio. 

A nível físico somos considerados saudáveis quando, todas as nossas funções básicas estão em equilíbrio; digestão, metabolismo, eliminação e tecidos. Igualmente importante para a nossa saúde, são os nossos estados da mente, dos sentidos e da alma.

Quando agimos contra a nossa essência criamos as causas dos bloqueios energéticos. Viver a vida em contradição corpo/alma traz emoções recorrentes de frustração e inadequação como a raiva, a tristeza, a ansiedade, e todas estas emoções baixam as defesas naturais do corpo.

A mente e o corpo têm sabedoria inata para se curarem.

A Saúde do nosso corpo depende de nós mesmas, o corpo procura sempre Equilíbrio. Uma boa alimentação, silêncio mental e reconexão com a Natureza trazem à nossa memória a pureza da Vida, a consciência que somos cocriadoras de tudo o que se passa, que temos a capacidade de escolher a forma como interpretarmos todas as vivencias pelas quais a vida nos convida a viver; mas para isso necessitamos de nos conhecermos enquanto Seres Holísticos que Somos.

E aqui entram os 3 princípios que sustentam a Ginecologia natural:

  1. Auto conhecimento
  2. Auto observação
  3. Auto cura

Auto-conhecimento

Capacidade de conhecermos quem somos de acordo com o que pensamos, sentimos e agimos. 

Algumas semanas atras deixei aqui um artigo sobre a importância que tem nas nossas vidas, termos consciência da forma como pensamos, aconselho-te vivamente a ires ler esse artigo através do link que te deixo.

À luz da Ginecologia Natural, saber como funciona o nosso corpo cíclico de mulheres, é a base para compreendermos o que o nosso corpo nos quer dizer quando está em ausência de saúde. Sempre que o corpo se apresenta em desequilíbrio, e passamos por dor e mal estar, na realidade estamos a ser convidadas a observar o quanto vivemos desconectadas da nossa essência cíclica.

Na realidade há muitas décadas que passámos a viver de forma linear em acção constante, viradas para o mundo externo, em excesso de energia masculina, o que nos levou a esquecer a importância de integrar nas nossas vidas a força da energia feminina que nos fala de intuição, união, repouso, acolhimento, rendição, integração e amor.

É urgente relembrarmos que o equilíbrio do nosso corpo reside na harmonia entre o polo feminino e o polo masculino, as criações do feminino são materializadas na sustentação do masculino. Tudo em nós reflete a expansão da vida, precisamos intuir e materializar, precisamos do equilíbrio dos nossos polos energéticos.

Auto-observação

Assim que sabemos como o nosso corpo funciona, e integramos o conhecimento das várias partes de que somos feitas, incluindo o nosso corpo físico, emocional e energético, estamos prontas para começar o trabalho de casa, observação de nós mesmas.

Para a ginecologia natural, esta observação passa pelo mapeamento do nosso ciclo menstrual, através de uma das ferramentas mais uteis que podemos ter a nosso dispor – a mandala lunar.

Um mapa do nosso ciclo menstrual, com as avaliações físicas, emocionais e energéticas das várias fases de cada ciclo. Existe um artigo muito bom aqui no blog que fala especificamente desta ferramenta que te aconselho a ires ler aqui.

Este mapa permite nos retirar padrões de comportamento a cada fase de nós mesmas, o que nos permite atuar diretamente no último princípio da ginecologia natural, a auto-cura.

Auto-cura

A Cura Natural é um método integrativo, que visa eliminar a causa da enfermidade (desequilíbrio), mediante o uso dos elementos disponíveis na Natureza.

A Cura Natural, insere-se no modelo holístico de integração do Todo, tendo em consideração o individuo no seu contexto físico, mental, emocional ou energético. 

O uso de terapias ancestrais, como os banhos térmicos, os banhos de argila são medicinas que sempre estiveram ao nosso dispor e que nos curam integralmente. O uso que faço da Ginecologia Natural, inclui principalmente as medicinas da água, da terra e das plantas.

Acredito verdadeiramente que quando presentes em nós mesmas, somos capazes de aceder e escutar as verdadeiras necessidades do nosso corpo, de forma a permanecer num estado de saúde holística, tal qual descrevi no início deste artigo.

Estar presentes em nós mesmas, significa conectarmos nos, conscientemente, com a realidade em nós; ou seja, sermos capazes de diariamente saber o que precisamos para o nosso equilíbrio interno.

Como pensamos, como nos sentimos, como agimos, como nos nutrimos, como nos movemos pela vida, é o que nos define enquanto organismos humanos vivos. Cada uma de nós tem uma história única, com necessidades especificas mediante o corpo que habitamos. Este corpo está em constante conversação connosco para que possamos encontrar o bem viver.

Ao sabermos como o nosso corpo funciona, ao observarmos quem estamos a ser, estamos prontas para curar as nossas dores e mal estares através da sabedoria intrínseca que nos habita, e das ferramentas naturais que a Natureza nos oferece.

Os próximos artigos do blog, do mês de Abril irão aprofundar estes conhecimentos, espero que continues a acompanhar e que possas fazer uso desta terapia de saúde e bem estar, na tua vida.

Amor e Gratidão

Su 🌺

Crie o seu site grátis!